quinta-feira, 3 de junho de 2010

O dia em que a São Judas parou

 Há muito, mais muito tempo estou pensando em mudar o foco do meu blog. Adoro meus textos poéticos, que muitas vezes me deixam com a sensação de "foi escrito por mim?", mas como eu sempre digo, escrever textos dramáticos e românticos exige que eu esteja numa bad sem fim e ultimamente não ando me sentindo no fundo do poço. Sendo assim, vou 're-inaugurar' o Pensamento Solto com algo totalmente inusitado que aconteceu na Universidade São Judas na noite de ontem, véspera de feriado.

Por volta das 19:40 recebi uma ligação a cobrar. Era a Bruna, imaginei. Achando que ela teria mais alguma duvida quanto ao trabalho do Edward, fiquei surpresa e perdida quando ela tentou me dizer que:


- São Judas, evacuada, trabalho semana que vem!
- Que? Bru, calma, respira e fala devagarrrr.
- Então, eu não sei o que aconteceu, mas apareceu o monitor, pedindo pra todos saírem da sala, que a faculdade precisaria ser evacuada. Parece que é um incêndio não sei direito, mas aqui no térreo está tudo tranquilo.
- Já ouvi dizer que a SJ faz isso, mas como simulação, para as pessoas saberem se portarem diante um incêndio...
- Ah meu, se for isso palhaçada, mas o professor falou para entregar o trabalho semana que vem. Dá tempo de corrigirmos algo que faltou.
- Sim, sim. Com certeza.
Barulho. Vozes, muitas vozes.
- É Gi, o Agnaldo passou aqui, parece que é um incêndio mesmo...
Fiquei um pouco em choque, porém ri da forma desesperada como a Bru passou as informações.

Diante de um primeiro fato jornalístico e tendo em vista a minha situação atual (joelho quebrado, repouso absoluto), a única forma de noticiar isso seria o twitter:

"Exclusivo e não é mentira: incêndio no oitavo andar da SJ. Faculdade evacuada."

O caro amigo jornalista, Leandro foi o primeiro a se manifestar. Contei a história pra ele. Alguns minutos depois, uma colega, que estava na faculdade, posta sobre ameaça de bomba na universidade:
"@machadoleandro ameaça???????????? hahahahahhahaha de quem??? da Anhembi Morumbi que quer mais alunos????"

Deu-se então uma sequência imensa de piadas, vindas do Leandro ou de mim.
O fato é que, eu não acreditei nessa história de ter uma bomba na SJ. Quem colocaria uma bomba ali? Por qual motivo? Estamos no Brasil, não no Iraque.

Qual é o ponto alto do jornalismo? O que vai tornar uma notícia boa ou não? Apuração. Não gosto de pessoas que publicam determinadas coisas dando absoluta certeza daquele fato sem apurar antes. Confiar na primeira fonte? Jamais. Comecei a ligar para todo mundo para ouvir as diferentes versões. Ao mesmo tempo que estavam em danger, muitos narravam o fato sorrindo.

Começamos a acompanhar outros meios de comunicação: televisão, rádio, internet.
A notícia veio da internet, obviamente confirmando que havia uma bomba no quarto andar do prédio. Ainda sim não acreditei. Continuava rindo do fato de terem evacuado a faculdade e a rua inteira.
Algumas horas depois o que eu esperava se conformou: alguém havia largado uma caixa com um relógio acoplado. Tudo não passou de uma piadinha de algum universitário fanfarrão.

Saldo final: uma comunidade no orkut, 2º e 4º lugar nos TT's de São Paulo, repercussão na Folha e Estado on line e muitos, mais muitos risos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário